Home >> Notícias >> Agronegócio pode ter contaminado com Covid-19 400 mil trabalhadores, diz Contac-CUT

Agronegócio pode ter contaminado com Covid-19 400 mil trabalhadores, diz Contac-CUT

Levantamento da Confederação estima que setor tenha entre 25% a 60% dos trabalhadores infectados pelo novo coronavírus

A rotina das fábricas e a falta de medidas de proteção, como uso de máscaras e pelo menos um metro e meio de distância entre as pessoas, podem ter contaminado com o novo coronavírus (Covid-19) entre 25% e 50% dos trabalhadores do setor do agronegócio, segundo levantamento feito pela Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac-CUT).

“Em alguns lugares as empresas fizeram controle através da busca ativa. Quem apresenta algum sintoma é afastado e ocorre acompanhamento. Aí a contaminação é menor, entre 25% e 30%. Mas há lugares onde foi feita testagem em massa e deu acima de 50% dos trabalhadores, contando os assintomáticos, os que já tiveram e outros com consequências mais graves. Essa é a realidade geral”, afirmou José Modelski Júnior, Secretário-Geral da Contac, a repórteMariana Franco Ramos, do portal De Olho nos Ruralistas .

Ao todo, 22 estados do Brasil tiveram surtos de contaminação em matadouros, e a investigação deve apurar se as indústrias cumpriram com os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Ainda segundo a reportagem, o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem 213 investigações em aberto para apurar denúncias nas empresas do setor.

 

Publicado: 15 Julho, 2020 – 14h59 | Última modificação: 15 Julho, 2020 – 15h01

Escrito por: Redação CUT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top