Home >> Campanhas >> Contac/CUT lança cartilha sobre NR 36 – Saúde e Segurança nos frigoríficos

Contac/CUT lança cartilha sobre NR 36 – Saúde e Segurança nos frigoríficos

NR36

A Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac/CUT) lança nesta terça-feira (13), às 19h30, no hotel Comfort Downtown, em São Paulo, a Cartilha NR 36 – Saúde e Segurança no Trabalho ao seu Alcance.

A Norma Regulamentadora 36 estipula pausas e altera os locais de trabalho dos frigoríficos com o objetivo de reduzir os acidentes e as doenças profissionais no setor, um dos que mais lesiona e mutila na indústria brasileira, principal exportadora de carnes de frango do mundo. Um milhão de trabalhadores serão beneficiados.

Conforme Siderlei de Oliveira, presidente da Contac/CUT, entreas principais exigências contidas nos 16 itens e 217 subitens da NR está a concessão de pausas aos trabalhadores, distribuídas ao longo da jornada diária. O tempo total varia de acordo com o expediente, mas cada pausa deve ter entre 10 e 20 minutos a cada 50 minutos trabalhados. Empresas como a BRF, explica Siderlei, já estão com quatro pausas implantadas e, até o final de setembro, deverá ter as seis pausas previstas na NR para jornada de oito horas e 48 minutos.

Itens que requerem alterações de mobiliário das empresas têm prazo até janeiro de 2014, enquanto aqueles que exigem alterações físicas das plantas devem ser implantados até janeiro de 2015.

“Seja pesando as caixas que carregam ou controlando a altura de mesas, os trabalhadores estão sendo fiscais, engajados na luta por melhores condições de saúde e segurança, o que impede as empresas de burlarem a norma”, assinala Siderlei, comemorando os frutos do intenso trabalho de divulgação realizado pela Confederação, pelas Federações e Sindicatos. De acordo com o presidente da Contac, “com cunho didático e técnico, a cartilha vem para preparar os seminários de formação sindical de 16 horas que estamos realizando por todo o país”.

3 thoughts on “Contac/CUT lança cartilha sobre NR 36 – Saúde e Segurança nos frigoríficos