Home >> Notícias >> Sobre a CONTAC-CUT

Sobre a CONTAC-CUT

UMA HISTÓRIA DE LUTAS E VITÓRIAS

A Contac já nasceu lutando, em 1994, em um congresso realizado na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, convocando um ato contra os transgênicos no centro de Porto Alegre. Participaram do evento delegações de 12 países das Américas, Europa, Ásia e África, que se somaram aos mais de dois mil manifestantes de sindicatos de todo o Brasil. “Nossa entidade também esteve na linha de frente dos protestos contra a importação da carne contaminada pelo acidente na usina de Chernobyl”, recorda Siderlei.

Em 1997, foi realizado o segundo congresso da Contac/CUT, servindo uma grande pizza à população catarinense, em Florianópolis, como forma de repúdio à impunidade da justiça diante das armações patrocinadas pelo desgoverno de Fernando Henrique Cardoso. Já no 7º Congresso, realizado na cidade de São Paulo/SP, foi comemorada a aprovação da Norma Regulamentadora dos Frigoríficos, a NR 36. Resultado de muita pressão, a NR 36 estipula pausas e adequa os locais de trabalho dos frigoríficos para reduzir os acidentes e as doenças profissionais no setor, um dos que mais lesiona e mutila na indústria brasileira, principal exportadora de carnes de frango do mundo.

“A luta agora com certeza será com ainda mais vigor. Mais do que nunca, a Contac convida e convoca a todos a vir fazer parte da nossa entidade, onde serão bem-vindos e bem recebidos como irmãos da família”, concluiu Siderlei.